Você já deve ter ouvido alguém dizer para você tomar cuidado ao carregar o seu notebook ligado, não é mesmo? Se ele for equipado com discos rígidos comuns (HDs em vez dos mais modernos SSDs), isso pode ser ainda mais frequente. Afinal de contas, existe uma grande preocupação acerca dos possíveis danos causados por impactos recebidos pelos computadores.

Mas será que realmente é perigoso fazer isso? Os nossos HDs podem ser inutilizados com pequenas quedas? A resposta para isso nós vamos mostrar agora mesmo. Então segure firme o seu computador e confira quais são os grandes problemas que pode ser ocasionados por impactos nele.

É tudo mecânico
A tecnologia dos HDs comuns é baseada em partes totalmente mecânicas. De um modo similar a um toca-discos, existe um disco magnético no qual são armazenados os dados dos usuários e uma agulha que faz a leitura deles para que depois envie o sinal até as outras partes do computador — naquele clássico caminho de dados processados e traduzidos para a linguagem humana.

Voltando a pensar no toca-discos (ou mesmo em um reprodutor de CDs e DVDs), você consegue se lembrar do que acontece quando ocorre um impacto no aparelho? Para começar, o disco “pula” e a reprodução sofre alguma interferência. Nos discos de vinil a agulha pode mudar totalmente de lugar, enquanto nos CDs a leitura é feita por laser e ela se encontra mais facilmente.

Já no caso do HD, a agulha é muito mais rígida. Com isso, um impacto no computador pode fazer com que a leitura seja completamente perdida e o notebook acabe travando na hora. Em casos mais sérios, os HDs podem ser inutilizados, pois, em vez de a agulha apenas se perder, ela acaba riscando o disco magnético do componente.

Ou seja: realmente existe um risco grande de o HD ser inutilizado após pequenos impactos e quedas dos notebooks. Não há uma ciência exata que determine qual é a altura máxima de uma queda que um dispositivo suporta — infelizmente, muitas vezes isso acaba se tornando uma questão de sorte —, por isso é bom evitar todos os impactos.

Caso o seu notebook caia no chão e apresente erro de inicialização, nós podemos te ajudar. Entre em contato e solicite um orçamento. É grátis e sem compromisso.

Deixe um comentário